BRASILTURIS JORNAL - Seis propostas para mudança do nome de Viracopos

Seis propostas para mudança do nome de Viracopos


Publicado em 01/05/2012 às 09h36
« Ir para a lista de matérias


Carlos Gomes, o maestro autor de O Guarani ? Ou o ex-governador Mário Covas e até uma homenagem ao Papa João Paulo II ? Estas personalidades estão na relação de possíveis denominações futuras para o aeroporto internacional de Viracopos, no municipio de Campinas, a 14 quilômetros do centro e a 90 quilômetros da capital, com acesso pelas rodovias Anhanguera, Bandeirantes e Santos Dumont.

 

Ainda sem data marcada, uma audiência pública será realizada em Campinas para debater um novo nome. O requerimento, de autoria do deputado federal Paulo Freire (PR), foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara, em Brasília.

 

A polêmica envolvendo uma nova denominação para o aeroporto começou no ano passado, quando o deputado federal Nelson Marquezelli (PTB) criou um projeto de lei para dar a Viracopos o nome de Orestes Quércia, ex-governador de São Paulo e ex-prefeito de Campinas — e que faleceu em 2010.

 

O projeto chegou a ser aprovado pela comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. A proposta, contudo, teria de passar pela comissão de Educação e Cultura e de Constituição e Justiça, o que poderia levar em torno de um ano para a tramitação.

 

Diante da proposta, outros nomes foram sugeridos, como o do maestro Carlos Gomes. A família do músico chegou a fazer um abaixo-assinado para tentar homenagear o maestro. Um petição pública também foi iniciada para colher assinaturas pela internet. 

 

As seis propostas para a denominação de Viracopos, além de Carlos Gomes e Quércia,  incluem o  ex-governador de São Paulo Mário Covas, ex-prefeito de Campinas José Roberto Magalhães Teixeira, o aviador João Ribeiro de Barros e o papa João Paulo II.

 

AE

 




Separe os emails de seus amigos por ";"


BRASILTURIS JORNAL- ASSINE: (011) 2198-2400