BRASILTURIS JORNAL - AVALIAÇÃO: Novo Fiat Palio Sporting

AVALIAÇÃO: Novo Fiat Palio Sporting

Versão Sporting traz visual bastante diferenciado


Publicado em 31/05/2012 às 12h48
« Ir para a lista de matérias


Em novembro de 2011, a Fiat apresentou o tão aguardado Novo Palio. Esse carro quebrou a sequência de 15 anos de um Palio que vinha sendo requentado a cada lançamento. E no novo Palio, a marca resolveu mudar e melhorar tudo pra valer. É bem verdade que o Palio já era um modelo de sucesso. Com mais de 2,5 milhões de unidades vendidas no Brasil e uma trajetória de sucesso, agora é hora de escrever uma nova história.

 

Evoluções

 

Com inovações verdadeiras, são mais de 3 mil novos componentes, sendo que o carry-over (transporte de peças existentes de outros produtos Fiat) foi de apenas 30%. O novo Fiat Palio traz o DNA do design italiano. É mais que evidente o alinhamento estético com os modelos Bravo e Punto. A dianteira com linhas arredondadas recebeu faróis biparábola em formato de gota. Já a entrada de ar traz uma faixa central horizontal, que recebe a placa do veículo. Na traseira o destaque vai para as lanternas alongadas verticalmente. Elas invadem a região do vidro traseiro, e chamam a atenção pela funcionalidade, como as lentes bicolores.

 

Interior

 

O carro esta maior e mais bem acabado internamente. Nessa matéria, que trazemos a versão topo de linha Sporting, fica clara a preocupação com qualidade dos elementos. Algumas das superfícies são revestidas por painéis, dando melhor sensação inclusive ao tato. Também foram pensados novos porta-objetos, com destaque para um que fica no centro do painel, na parte superior.

 

Os bancos melhoraram muito. Além de novos são mais ergonômicos. O do motorista vem com regulagem de altura por alavanca e apoia-braços para maior conforto. O banco traseiro oferece duas posições no encosto, visando aumentar o volume do porta-malas. Ele também pode ser totalmente rebatido, chegando à 750 litros de capacidade (em posição normal são apenas 280 litros).

 

Entre as novidades está o novo quadro de instrumentos. Ele traz o Welcome Moving. Ao girar a chave de ignição, os ponteiros realizam um movimento para checar se estão funcionando bem. A iluminação também acende e apaga gradativamente, acompanhando o movimento dos ponteiros. Na versão Sporting a iluminação é branca, com fundo vermelho.

 

Outro ponto interessante foi o desenvolvimento do Color and Trim. Um dos destaques deste trabalho fica para o insertmolding (faixa horizontal que percorre todo o painel) que juntamente com os novos tecidos dos bancos e dos painéis das portas, compõe o principal item de customização do interior. Na versão Sporting, o interior alterna tonalidade vinho, com a cor preta.

 

Sistema de áudio

 

O sistema de áudio também é novo. O pacote é composto por antena com recepção amplificada e novos alto-falantes. O sistema traz ainda conexão USB / iPod e viva-voz Bluetooth para celular. Outra novidade é a opção dos comandos do rádio no volante do carro. A melhor qualidade dos  alto-falantes resulta em som melhor.

 

Suspensão mais firme

 

Outro ponto forte do novo Fiat Palio é sua suspensão. Com uma estrutura totalmente nova e mais robusta, ela foi recalibrada e garante melhor estabilidade do veículo. Vale ressaltar que em todas as versões do novo Palio foi adotada a tecnologia dos pneus verdes, que auxilia na redução do consumo de combustível. Em geral, o carro ficou mais firme. Nada que possa ser considerado como uma suspensão esportiva. Mas melhorou em relação à versão anterior.

 

Motor E.torQ

 

A versão Sporting está equipada com motor 1.6 16V E.torQ. O motor tem potência de 115 cv e torque máximo de 16,2 kgfm a 4.500 rpm com gasolina. Funcionando com etanol, sua potência é de 117 cv e seu torque, de 16,8 kgfm a 4.500 rpm. O câmbio é manual de cinco marchas. (existe opção do Dualogic). O Palio Sportin acelera até 100 km/h em pouco mais de 10 segundos, e tem máxima de 193 km/h. Para um motor 1,6 litro, o desempenho é apreciável. O câmbio tem uma relação relativamente curta. E isso ajuda nas acelerações e retomadas. Para se ter uma idéia, à 120 km/h, em quinta marcha, o motor gira perto de 3.500 rpm. Ainda que não seja um esportivo autêntico, o Palio Sporting não vai decepcionar o seu proprietário no quesito desempenho, considerando a categoria em que está inserido.

 

Equipamentos

 

A versão Sporting sai muito bem equipada. Traz de série direção hidráulica, ar-condicionado manual, computador de bordo, acabamento do painel com insertmolding , travas elétricas; travamento automático em velocidade acima de 20 km/h, volante com regulagem de altura (não há regulagem de altura), faróis de neblina e chave canivete com telecomando.

 

A versão Sporting ainda traz detalhes estéticos como aerofólio preto na traseira, faixas Sporting nas laterais e na tampa traseira, mini-saias laterais esportivas pretas, moldura cromada no para-lama dianteiro, ponteira de escapamento dupla cromada, revestimento externo esportivo nas colunas das portas, spoiler esportivo preto nos para-choques, faróis com moldura e canhões negros, rodas de liga-leve 16 polegadas. Internamente, inclui: cintos de segurança na cor vermelha, cobertura esportiva dos pedais e detalhes em cor esportiva no pomo do câmbio, maçanetas internas e nos aros dos alto-falantes, volante em couro e tapete de carpete com a inscrição Sporting. Os opcionais são ABS nos freios, sidebags dianteiros, air-bags dianteiros, sensor de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, dois modelos de rádio CD player, vidros elétricos traseiros e comandos do rádio no volante.

 

Preço

 

A versão Sporting conta com sete cores, duas exclusivas: Vermelho Modena e Amarelo Indianápolis. O preço inicial do Palio Sporting 1.6 é R$ 38,4 mil.




Separe os emails de seus amigos por ";"


Mais Vistas