Surge, oficialmente, um dos maiores grupos aéreos do mundo. O que era esperado aconteceu em Bruxelas. A Comissão Européia aprovou, sem restrições, a fusão entre as companhias s Iberia e British Airways ao considerar que a operação, que dará lugar à terceira maior empresa da Europa, depois da Lufthansa e da Air France – KLM, e uma das cinco mais importantes do mundo, não causará problemas ao nível da concorrência.
A companhia espanhola tem 106 cidades em 43 paises, além de outras 110 localidades por códigos compartilhados. Suas principais bases operacionais estão em Madrid e Barcelona e entre seus planos maiores de expansão estão a América Latina, em especial o Brasil. A companhia inglesa inclui 150 localidades em 75 países e outras 215 através de distintos acordos operacionais. Tem várias filiais – como a City Flyer e a OpenSkies, além de franquias como a Comair e Sunair. Sua principal base operacional está no aeroporto londrino de Heathrow, além de outras duas em Gatwick e London City.
Ibéria e British são da aliança Oneworld. A frota combinada da nova companhia terá 408 aviões que viajarão para 200 destinos. O processo completo da fusão deverá ser anunciado em novembro.
Na reunião da CE, também foi autorizada a aliança operacional entre as duas companhias e a American Airlines para os voos transatlânticos. O visto preliminar das autoridades americanas já havia sido dado em 14 de fevereiro.
Foi uma noticia tão festejada como a própria fusão. Cerca de 2,5 milhões de passageiros que anualmente utilizam a rota Londres-Nova York e outras, serão beneficiadas com mais frequências e valores competitivos
AE